
Candidatura: POCI-03-3560-FSE-000251
Objetivo: Reforço da capacidade competitiva das empresas e a promoção do emprego no setor turístico,
Região de Intervenção: Centro
Entidade Promotora: NERGA - Núcleo Empresarial da Região da Guarda-Associação Empresarial
Data de aprovação:24/05/2017
Data de Início: 24/05/2017
Data de Fim: 24/05/2019
Custo total elegível: 138 347,50 EUR
Apoio financeiro da União Europeia - FSE: 124 512,75 EUR
Objetivo Geral
Programa de Formação-ação da CTP – Melhor Turismo 2020” via o reforço da capacidade competitiva das empresas e a promoção do emprego no setor turístico, concentrando a sua ação no apoio à consolidação e qualificação do tecido empresarial do setor
Objetivo Especifico
Valorizar as empresas turísticas da região e qualificar os empresários e trabalhadores contribuindo para a afirmação da Região como destino Sustentável.
Destinatários
Micro, pequenas e médias empresas do turismo integradas nas CAE 55,56,77,79,82,91,93 e 96. Empresas até 50 trabalhadores. Poderão ser apoiados projetos formativos em empresas com mais de 50 trabalhadores, em função da relevância do projeto, e no caso de não terem um volume de negócios superior a 2 milhões de euros.
Metodologia
A metodologia de Formação-ação combina ações de consultoria com formação para empresários e trabalhadores
Nº de horas
A - Ciclo de Planeamento: máximo 24 meses
i) Duração prevista para a componente de formação: 80 horas
ii) Duração prevista para a componente de consultoria: 120 horas
B - Ciclo de Temático: máximo 24 meses
i) Duração prevista para a componente de formação: 75 horas
ii) Duração prevista para a componente de consultoria: 50 horas
Áreas Temáticas
Planeamento: Abordagem orientada para a qualificação das PME e dos seus trabalhadores em domínios de desenvolvimento de competências priorizados pelo exercício prévio de diagnóstico, como etapa chave para o desenho e organização do processo de formação. Objetivo Geral: Melhorar o desempenho organizacional e a capacidade competitiva das PME do setor do turismo através do desenvolvimento de competências em domínios de problemas especificamente identificados.
Temático: Abordagem orientada para a qualificação das PME e dos seus trabalhadores em domínios de competências previamente definidos, e que privilegia a identificação de temas críticos para o desenvolvimento e modernização do setor. As competências visadas encontram-se estabelecidas nos referenciais definidos para o setor e cabe à empresa, dentro do conjunto de domínios considerados, explicitar a seleção das áreas em que pretende aperfeiçoar as suas competências, dando-lhe a possibilidade de desenvolver a sua resposta nos domínios especificados. Objetivo Geral: Qualificar as empresas do Turismo dotando-as de competências em áreas criticas/ relevantes para o desenvolvimento, modernização e reforço de competitividade do setor.
Preço
10%
